.

.

domingo, 24 de novembro de 2013

Microensaios de noite de domingo - Os Yes Men contra o mundo!!


Li/Vi na Internet e divido com vocês





Os Yes Men contra o mundo!!

Esqueça Marx escrevinhando na Biblioteca de Londres. Ou Lênin discursando para o Soviete de Petrogrado. Ou Che Guevara escondido na Sierra Mestra. O capitalismo tem seus mais novos inimigos: em vez de filosofia hegeliana, a palhaçada, no lugar de metralhadoras, o Youtube e os esquemas de crowdfunding, em vez de discursos, nonsense: são os Yes Men.

Altos, e magros e por volta de seus trinta, os Yes Men poderiam ser executivos de multinacionais. E é disso que eles se disfarçam. Essa dupla de militantes adota o princípio A roupa faz o homem e seus ternos e sua aparência permitem que irrompam em reuniões de multinacionais ou da Organização Mundial do Comércio para fazer palhaçada – com propósito: denunciar um mundo em que poucos têm muito e muitos não têm nada. (Às vezes em sua tarefa são ajudados por militantes vestidos de fantasias de bonecos tão surrealistas quanto eles).

Têm seus focos: começaram criticando o desastre de Bhopal, na Índia, na qual multinacionais químicas massacraram toda uma população. E continuam, ampliando, sempre criticando, sempre contra quem tem e quer mais.

Essa dupla maluca encarna o nonsense: tudo neles é real porém meio surrealista. No entanto, sem-sentido mesmo talvez seja o mundo que combatem, e que [talvez não sem alguma razão] querem mudar.

Boa Semana.

@@@@@@

Durante este segundo semestre alguns puderam ler as crônicas que escrevi sempre na noite de domingo sobre as coisas belas/interessantes/loucas que acho pela Net. Agradeço a quem pôde acompanhar. Entramos agora em fase de planejar os projetos de escrita para o ano de 2014. Os quais divulgaremos a tempo. Pois o Mundo pode até parar.


Mas a Internet, não.

Boa passagem de ano.

Paulo Avelino

Nenhum comentário:

Postar um comentário